Rainha do Pop no Rio: show da Madonna vai movimentar R$ 293 milhões na economia carioca

Publicado em 29/04/2024 - 15:52  |  Atualizado
Montagem: Julia Lacerda

O efeito da Madonna no Rio já pode ser sentido antes mesmo do show, que acontecerá no dia 4 de maio, na praia de Copacabana. O setor hoteleiro em Copacabana já está com quase todas as reservas preenchidas para o fim de semana do show e temos mais voos chegando e turistas vindo para o Rio de Janeiro.

Ao todo, com o show da Madonna na praia de Copacabana, a economia carioca deve ter um movimento de R$ 293 milhões. Os dados estão no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024” feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR).

O evento marca o encerramento da turnê da cantora pop norte-americana e a estimativa de público é de pelo menos 1 milhão de pessoas. O levantamento leva em conta os gastos do público com alimentação, compras, atrações, transporte, hospedagem e passagem aérea. Tudo isso tem impacto no comércio da região, gerando empregos e renda para os cariocas.

Mas além dos efeitos econômicos diretos que espetáculos como esse exercem sobre a economia local, também existem os indiretos, com impactos culturais e de imagem para a cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que esse show memorável transforme uma das praias mais conhecidas internacionalmente na maior pista de dança do mundo.

–  O Rio continua na agenda internacional de grandes eventos, o que impacta diretamente a economia da cidade. Em 2023, o resultado foi significativo, com muitos cariocas e turistas aproveitando o calendário intenso de eventos culturais e de negócios. Em 2024 não está sendo diferente, por isso esperamos grande movimentação na economia e a continuidade do impacto positivo do setor – disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio (SMDUE), Chicão Bulhões.

A pesquisa da Prefeitura estimou um aumento da arrecadação de impostos sobre serviços (ISS) de 20%, em comparação com maio de 2023, de atividades relacionadas ao show, como turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário, além de serviços de artistas, que são bastante impactadas positivamente por grandes eventos. Com isso, espera-se que em maio de 2024 a arrecadação de ISS desses setores seja de R$ 60,9 milhões, com um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

👉 Acesse o estudo completo: Observatório Econômico

Hotéis da cidade

Para esse mesmo fim de semana, quase 90% dos hotéis de Copacabana e Leme já estão reservados, cerca de 75% dos hotéis das regiões de Ipanema e Leblon e mais de 60% dos hotéis de Barra, Recreio, Flamengo e Botafogo. A ocupação na cidade segue com tendência de alta e a cidade deve ficar cheia para o show. A expectativa é que hotéis de 3 e 4 estrelas em Copacabana cheguem a ocupação de 100%.

Voos no Galeão

Vem gente do país todo: a procura por voos para o Rio aumentou, em média, 317% no Brasil. São Paulo é o estado que lidera a procura e Recife é a cidade com maior aumento no na busca por voos, com 936% de aumento. A Companhia Gol terá uma oferta total de mais de 1 mil voos operando no Galeão entre os dias 1º a 7 de maio, somando mais de 186 mil assentos em viagens para ou partindo do Rio.

Por volta dos dias 1º a 7 de maio, o Galeão terá 170 voos extras da Companhia Azul. Os principais pontos de partida são respectivamente Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, São José dos Pinhais e Ribeirão Preto. Ao todo, serão 436 voos operando no Galeão na primeira semana de maio pela Companhia Azul, somando mais de 60.300 assentos de 28 origens e destinos diferentes. Se contarmos com o Santos Dumont e o aeroporto de Jacarepaguá, serão 870 viagens (ida ou volta) no período, com oferta de mais de 103 mil assentos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico – SMDUE é responsável pela política de desenvolvimento urbano e econômico do Município do Rio de Janeiro.

Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, através da requalificação urbana, da melhoria do ambiente de negócios, segurança jurídica, inovação e excelência nos serviços prestados, atraindo investimentos e oportunidades para a cidade.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 11º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

TELEFONE:
    (021) 2976-2847/2848

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    9h às 16h (Ouvidoria)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
    Janaína Salles

imprensa.desenvolvimento.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio