Inaugurado o Hub Maravalley

Publicado em 15/04/2024 - 17:38  |  Atualizado
O Hub Maravalley

O melhor hub de tecnologia e inovação da América Latina foi inaugurado! Na última quinta, 11/04, inauguramos o hub Maravalley, em conjunto com o evento Esquenta Web Summit. Agora, teremos em um só lugar: a melhor educação e as melhores startups e empresas pensando inovação e tecnologia. O Hub Maravalley é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), da Invest.Rio e da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).

Nenhum lugar é melhor para pensar inovação que o Rio, que tem como vocação o pioneirismo no país. A criação de um ecossistema que possibilite que novas ideias possam se desenvolver envolve produção de conhecimento, a conexão entre esse conhecimento ao “como fazer” com empresas e investidores e um ambiente favorável para a abertura e desenvolvimento de novos negócios.

É justamente isso que queremos criar na região portuária do Rio e o epicentro da mudança do Rio na capital da inovação é o Porto Maravalley.

– Aqui, temos aquilo que há de melhor no Brasil, as melhores cabeças do Brasil, gente preparada, que vai tocar aqui a economia, que não é mais do futuro, é do mundo em que vivemos. E do outro lado, a gente tem o setor privado pegando esses jovens talentos nessa interação. Essa troca, esse diálogo, essa construção, esses projetos vão permitir que a gente mude de patamar nessa cidade e, por que não dizer, no nosso país. A gente está impactando e trazendo de novo para o Rio de Janeiro um protagonismo, uma centralidade de novas ideias, de novos negócios, e a economia do país pode se utilizar disso. Tenho certeza de que esse é o melhor lugar para se viver, para se investir, para se trabalhar e para estudar matemática também – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Serão cerca de 10 mil m² para integração, inovação e educação. Com áreas de convivência e conexão; auditório para 100 pessoas; espaço para eventos; restaurante; cafés; cerca de 600 posições de trabalho; 20 a 30 salas privativas e de reunião; 350 m² para laboratórios; espaço para empresas âncoras; salas de aula; salas para docentes; e uma biblioteca.

O hub terá como pilares:

1️⃣ Programas de Aceleração e Inovação de startups e empreendedores
2️⃣ Eventos e Projetos de tecnologia
3️⃣ Graduação e Pesquisa
4️⃣ Espaço de Coworking com áreas de convivência

– Não tem nenhum projeto no Brasil que seja igual a esse, com esse tipo de junção, com educação da mais alta qualidade e os melhores da cidade vindo se instalar aqui com grandes empresas. A gente quer ter aqui esse hub fazendo projetos junto com os alunos para transformar esse conhecimento e tecnologia em desenvolvimento de fato para o Rio de Janeiro. Aqui é o coração do que a gente quer ver se espalhar pela cidade toda, o grande ponto de conexão com ótimos projetos que a gente tem para a cidade e que estavam precisando de uma casa. Essa aqui pode ser a casa – disse o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões

No Porto Maravalley já está funcionando o IMPA Tech, a primeira graduação da história do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A faculdade da matemática contará com o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. Para a seleção dos alunos, foi considerado o desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento, como a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), as Olimpíadas de Física, Química e Informática, além da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que é a maior do país e conta com a participação de 18 milhões de estudantes. Ainda, 20% dos alunos foram selecionados pela nota do ENEM.

O espaço terá a gestão do Rio Energy Bay (REB) – resultado de um programa do MIT REAP (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que visa o desenvolvimento e aceleração locais, com foco em inovação e tecnologia. Essa foi a primeira vez que uma cidade brasileira participou da iniciativa. Os novos patrocinadores foram anunciados no evento: Eletrobras e Shell.

O Operador de Educação será o IMPA Tech, a faculdade da matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).