• Web Summit Rio terá impacto de R$ 1,5 bilhão na economia carioca durante as 6 edições
Publicado em 16/04/2024 - 08:00  |  Atualizado em 15/04/2024 - 18:27
Abertura do Web Summit Rio 2023

O Web Summit Rio tem sua abertura oficial hoje, no Riocentro. Com duração até quinta-feira, espera-se que a edição deste ano do maior evento de tecnologia do mundo cause à cidade impacto econômico de R$ 191,4 milhões, em especial nos setores de alojamento e alimentação. A estimativa de público é de aproximadamente 40 mil pessoas por dia, sendo 20% de turistas estrangeiros, 40% de turistas brasileiros e 40% de cariocas.

Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), que realizou o estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Web Summit Rio (2023- 2028) – Atualização 2024”, em parceria com a Invest.Rio. Esta é a segunda edição das seis programadas para a cidade. A primeira ocorreu no ano passado. O impacto econômico das seis edições será de R$ 1,5 bilhão, de acordo com o estudo.

Devem liderar os gastos os turistas brasileiros (R$ 750 milhões), seguidos pelos estrangeiros (R$ 534,9 milhões), os profissionais envolvidos (R$ 103,8 milhões) e os residentes locais (R$ 100,5 milhões). As projeções são de crescimento anual, com expectativa de 70 mil participantes por dia, em 2027, e o mesmo desempenho em 2028. O estudo estima que as seis edições do Web Summit Rio atrairão mais de 1 milhão de participantes.

A chegada do Web Summit Rio é vista como estratégica à meta da cidade de se tornar a capital da inovação da América Latina. Além do evento, chamam atenção outras iniciativas da prefeitura na área de inovação: o recém-inaugurado Porto Maravalley e a Faculdade da Matemática – IMPA Tech, os projetos Sandbox.Rio, Programadores Cariocas e o ISS Tech, que prevê redução de impostos para empresas de tecnologia que se instalarem na região do Porto Maravilha, e, ainda, o ISS Neutro.

O estudo completo está disponível no Observatório Econômico do Rio, no link:
observatorioeconomico.rio.