O IMPA Tech, a Faculdade da Matemática, foi inaugurado no Porto Maravalley

• O IMPA Tech, a Faculdade da Matemática, foi inaugurado no Porto Maravalley
Publicado em 09/04/2024 - 15:01  |  Atualizado em 09/04/2024 - 15:04
Foto do Porto Maravalley e do dia da inauguração

A primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) já está funcionando. Inaugurado no dia 02/04, a faculdade da matemática reunirá os melhores alunos do país para fazer o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação no Porto Maravalley (POMAR).

A inauguração é um marco para o Rio e para o Brasil. O IMPA é um instituto de referência mundial, ganhador da medalha Fields (considerado a maior premiação mundial de matemática) e deu mais um passo fundamental para o ensino de ponta em matemática no país, abrindo a sua primeira graduação. Da mesma forma, em parceria com a Prefeitura do Rio, poderemos aproveitar esse conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação, promovendo soluções para levar a nossa cidade e o nosso país para o futuro.

No coração do Porto Maravilha, o IMPA Tech e o POMAR estarão no epicentro da transformação do Rio de Janeiro. Reunindo o conhecimento gerado por instituições de ensino e centros de pesquisas com startups, empresas inovadoras e investidores, teremos o melhor hub de tecnologia e inovação da América Latina. O Porto Maravalley (POMAR) é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), da Invest.Rio e da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).

– Esse projeto que inauguramos hoje é a nossa joia da coroa. Tem vários nomes, mas o que eu mais gosto é Faculdade da Matemática. Faculdades de Matemática existem várias, mas a Faculdade da Matemática é uma só e fica aqui no Rio de Janeiro. Este ano o Rio é a capital do G20, agora o que queremos também é ser a capital da inovação na América Latina. O Porto Maravalley e o IMPA Tech estão no epicentro dessa nossa vocação. Inauguramos hoje um marco na Educação do Rio e do Brasil – disse o prefeito Eduardo Paes no evento de inauguração.

No IMPA Tech, os alunos estudarão por quatro anos – o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação inicia com um ciclo básico de um ano e meio. Após esse período, os estudantes escolhem em qual das quatro ênfases pretendem seguir: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.

Para a seleção dos alunos, foi considerado o desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento, como a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), as Olimpíadas de Física, Química e Informática, além da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que é a maior do país e conta com a participação de 18 milhões de estudantes. Ainda, 20% dos alunos foram selecionados pela nota do ENEM.

Os alunos que entrarem na faculdade da matemática farão a graduação com bolsa para cobrir as despesas do dia a dia e poderão morar na região em apartamentos novos comprados pela Prefeitura.

No Porto Maravalley, serão cerca de 10 mil m² com laboratório, auditório, biblioteca, salas de aula, salas para docentes, salas privativas, espaço para empresas âncoras, espaço para eventos e convivência, restaurante, cafés e mais. O espaço terá a gestão do Rio Energy Bay (REB) – resultado de um programa do MIT REAP (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que visa o desenvolvimento e aceleração locais, com foco em inovação e tecnologia. Essa foi a primeira vez que uma cidade brasileira participou da iniciativa.

A Prefeitura do Rio investiu R$ 45 milhões em obras e compra dos equipamentos, além de garantir moradia para estes alunos com um aporte de mais R$ 45 milhões em compra de 67 apartamentos de três quartos no Porto e de estadia temporária em hotel do entorno. Já a União vai investir até R$ 18,7 milhões em 2024, nos cursos de Matemática, Física, Ciência da Computação e Ciência de Dados.

Considerando que serão 100 alunos entrantes por ano, ao final do quarto ano haverá os 100 primeiros formados. Nesse sentido, com mais 100 ao final do quinto ano, tota­lizando 200, serão 700 alunos formados ao final do décimo ano. Então, com o salário médio dos profissionais dessa área, há a expectativa de o potencial da massa salarial (somatório dos salários) dos formandos no IMPA Tech no Porto Maravalley ser de R$ 220,1 milhões em 10 anos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico – SMDUE é responsável pela política de desenvolvimento urbano e econômico do Município do Rio de Janeiro.

Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, através da requalificação urbana, da melhoria do ambiente de negócios, segurança jurídica, inovação e excelência nos serviços prestados, atraindo investimentos e oportunidades para a cidade.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 11º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

TELEFONE:
    (021) 2976-2847/2848

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    9h às 16h (Ouvidoria)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
    Janaína Salles

imprensa.desenvolvimento.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio