Renda do empreendedor do Rio se torna a maior entre as capitais

• Renda do empreendedor do Rio se torna a maior entre as capitais
Publicado em 04/03/2024 - 16:11  |  Atualizado em 04/03/2024 - 16:18
Capa do estudo Perfil dos Empreendedores Cariocas - Design: Julia LacerdaCapa do estudo Perfil dos Empreendedores Cariocas - Design: Julia Lacerda

O empreendedor carioca tem o maior rendimento do país, cerca de R$ 8,8 mil em média! O valor é maior que se comparado com os empreendedores das demais capitais brasileiras, como São Paulo, que registrou média de renda de R$ 8,5 mil, e bem acima da média do Brasil (R$ 5,4 mil). O desempenho de rendimento vem melhorando sensivelmente desde 2020, quando a cidade ocupava somente o 7º lugar nesse ranking. O estudo especial “Perfil dos Empreendedores Cariocas” foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE).

Entre os empreendedores formais, 57,3% têm ensino superior, com jornada semanal média de trabalho de 41,8 horas. Os números mostram que o rendimento dos empreendedores cariocas é 61,4% maior do que a média dos empreendedores brasileiros. No total, 19 capitais têm o rendimento dos empreendedores maiores do que a média nacional, e oito capitais com o rendimento menor. Já em relação à proporção da população ocupada, os empreendedores formais cariocas têm maior representação que os brasileiros (10,6% e 9,9%, respectivamente).

“Alcançamos o topo no ranking de rendimento no Brasil. Esse aumento gradativo da média dos ganhos do empreendedor carioca nos últimos anos é, sem dúvida, fruto da melhora na economia. É também resultado de várias iniciativas que estamos realizando – com a Lei da Liberdade Econômica, e a criação do sistema Alvará a Jato, sendo possível abrir uma empresa no Rio em minutos. No Brasil, para se ter uma ideia, o tempo médio é de 21 horas. Além disso, estamos atraindo investimentos, eventos, recuperamos o Galeão. Nossa economia, fortemente ligada ao setor de serviços, está mais forte e cada ano mais robusta”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico Chicão Bulhões.

O estudo apresenta uma radiografia do perfil dos empreendedores cariocas formais, definidos como a soma dos trabalhadores por conta-própria (com CNPJ) e empregadores (com CNPJ), com base nos dados da PNAD Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total eram 348,3 mil em 2023, o que representa 10,6% da população ocupada do Rio. Pontos de destaque:

▶️ Saímos de 7º para 1º entre as capitais com maior rendimento do empreendedor formal;
▶️ Isso representa R$ 8,8 mil mensais de rendimento médio, com uma jornada de 41,8 horas por semana;
▶️ Houve um crescimento no número de empreendedores formais de 23,4% entre os anos de 2021 e 2023, com relação a 2020. Um aumento de 66 mil novos empreendedores cariocas;
▶️ Em relação à escolaridade, 57,3% têm ensino superior completo, 33,8% ensino médio completo e 8,9% têm até o ensino fundamental completo.

O estudo especial “Perfil dos Empreendedores Cariocas” está disponível no Observatório Econômico do Rio, no link: observatorioeconomico.rio.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico – SMDUE é responsável pela política de desenvolvimento urbano e econômico do Município do Rio de Janeiro.

Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, através da requalificação urbana, da melhoria do ambiente de negócios, segurança jurídica, inovação e excelência nos serviços prestados, atraindo investimentos e oportunidades para a cidade.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 11º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

TELEFONE:
    (021) 2976-2847/2848

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    9h às 16h (Ouvidoria)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
    Janaína Salles

imprensa.desenvolvimento.rio@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio