PREFEITURA LANÇA PAINEL DE MONITORAMENTO 3D DO PLANO URBANO REVIVER CENTRO

• PREFEITURA LANÇA PAINEL DE MONITORAMENTO 3D DO PLANO URBANO REVIVER CENTRO
Publicado em 18/05/2022 - 16:49  |  Atualizado
Apresentação do Reviver Centro - Divulgação

A Prefeitura do Rio lançou nesta sexta-feira (08/10), em evento conjunto com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), o Painel de Monitoramento 3D do Plano Urbano Reviver Centro. Hospedado no site Reviver.Rio, o painel de monitoramento permitirá a qualquer carioca acompanhar a evolução do projeto urbano, uma vez que será atualizado periodicamente com informações sobre os empreendimentos residenciais e mistos que forem licenciados dentro do escopo da nova legislação do Reviver Centro. Em versão beta desde o mês de julho, o painel foi colocado no ar há três semanas e já apresenta as duas primeiras licenças concedidas e um licenciamento já em andamento, desde que o conjunto de leis entrou em vigor. No período, a ferramenta recebeu 2.138 visualizações.

Apresentação do Reviver Centro – Divulgação

Elaborado por técnicos do Instituto Pereira Passos (IPP) com dados disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano (SMPU), Fazenda e Planejamento (SMFP) e de Desenvolvimento Econômico Inovação e Simplificação (SMDEIS), além do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o Painel de Monitoramento 3D do Reviver Centro apresenta, em ambiente online, de fácil manuseio, a visão tridimensional da área central do Rio de Janeiro.

Além das informações dos licenciamentos urbanísticos associados ao Reviver Centro, ele oferece a visualização do estoque de edificações existentes na região, com destaque para os imóveis com múltiplas inscrições imobiliárias mas que possuem dono único, e os terrenos e parâmetros para possíveis novas construções. Trata-se de uma maquete virtual, com objetivo de dar transparência e facilitar a compreensão da dinâmica imobiliária na reocupação residencial do Centro.

– A nova legislação do Reviver Centro não é um fim em si mesmo, mas uma forma pela qual poderemos desenvolver nova dinâmica urbana na área. Assim como a lei é inovadora, é necessário ser criativo também em todo o trabalho de implementação, portanto é fundamental dar meios para que a sociedade possa acompanhar a evolução, para que os promotores imobiliários possam acelerar a formação de negócios, e facilitar a compreensão de todos sobre a região. É uma primeira solução digital de várias outras que iremos realizar – explica o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo.